Uso de Drogas e Dependência Química


Uso de Drogas e Dependência Química

Muitos pensam que o  uso de drogas e dependência química formam uma relação direta. Mas nem sempre é assim. Uma pessoa que consome algum tipo de droga não necessariamente se tornará dependente dela. Fato é, que existem drogas com maior potencial de induzir à dependência, mas isso não se constitui uma regra para todo mundo. Afinal, se for fazer uma análise minuciosa, descobriremos que a droga está em todas as casas brasileiras.

O uso de drogas e dependência química pode se tornar uma relação complicada a partir do momento que o indivíduo já não consegue controlar seu uso. Por isso é importante estar atento aos padrões de consumo das drogas. Entender o que é uma droga e o que é dependência química é um fato determinante para compreender essa relação. Mas não se poder perder de vista que as drogas estão no cotidiano de todas as pessoas! Logo, é fundamental ampliar o olhar sobre elas e saber quais são os tipos.

O que é Droga?

O uso de drogas e dependência química formam uma relação sim. Mas não são a mesma coisa. Droga é o nome dado a qualquer substância psicoativa, que tem a capacidade de modificar o comportamento humano. As substâncias psicoativas, por sua vez, são drogas que atuam no cérebro e alteram os parâmetros afetivos, cognitivos e motores. As drogas podem ser lícitas ou ilícitas sendo classificadas em três tipos: Depressivas, Estimulantes e Alucinógenas/perturbadoras.

As drogas depressoras reduzem as atividades nervosas. As mais comuns são o Álcool e Ansiolíticos. As drogas estimulantes aumentam as atividades nervosas. A cocaína e a Anfetamina são as principais. Já as drogas alucinógenas aumentam as atividades cerebrais em uma parte do cérebro e reduz em outras. As mais conhecidas são LCD, maconha e ópio.

O que é Dependência Química?

O uso de drogas e dependência química é vista como semelhantes por certas pessoas. Alguns acham que o fato de uma pessoa consumir drogas, está sendo necessariamente um dependente químico. Mas isso é uma grande mentira. Até porque todo mundo utiliza alguma droga e nem por isso se tornam dependentes. Os remédios para controlar alguma dor no corpo estão aí para comprovar isso.

Mas afinal, o que é dependência química? A dependência química é caracterizada pelo aumento do uso de drogas onde o indivíduo vai perdendo gradativamente o controle sobre o uso. É vista como doença pela Organização Mundial de Saúde e Transtorno Mental pelos manuais diagnósticos de classificação psiquiátrica. Tem cura se reconhecida como doença pelo dependente e tratada com Intervenções medicamentosas e psicológicas.

Qual a relação da droga com a Dependência Química?

A relação do uso de drogas e dependência química vai variar muito de indivíduo para indivíduo. Num primeiro momento é preciso observar o tipo de relação que o sujeito tem com as drogas. Depois, é preciso se atentar ao padrão de consumo das substâncias. Dependendo da quantidade e frequência do consumo, as drogas podem gerar dependência no sujeito.

A ligação entre o uso de drogas e dependência química é compreendida quando se observa a relação que o indivíduo tem com as drogas. Algumas pessoas veem nas drogas um escape para as suas dificuldades. Outros utilizam as drogas como solução para os problemas. E ainda aqueles que fazem uso das drogas apenas por diversão. Quando o uso se torna descontrolado independendo do motivo, o sujeito se torna dependente. E é aí que uma intervenção precisa ser pensada.

Padrões de consumo das drogas

Para compreender como o uso de drogas e dependência química se relacionam entre si, é necessário entender os padrões de consumo. Atualmente existem diversos padrões de consumo possíveis. Padrões que se referem também ao modo de vida do sujeito. Cada indivíduo irá consumir a droga de uma determinada maneira. Pois são múltiplos e diversos os motivos pelos quais uma pessoa passa a consumir drogas.

Os principais padrões de consumo são: Uso experimental, uso nocivo ou abusivo, uso recreacional e, por fim, a dependência. Quando o sujeito opta por experimentar algum tipo de droga, ele faz um uso experimental. Quando deseja consumir para se divertir ou usar como estimulante, ele faz um uso recreacional. Quando faz um uso excessivo independente da circunstância, o uso se torna nocivo. E quando não consegue controlar o uso, tem-se a dependência química.

Contato

Equipe pronta para atendimento 24 horas pelo WhatsApp e formulário abaixo

Blog

Qual melhor tratamento para dependente químico

Qual melhor tratamento para dependente químico

Muitas pessoas sofrem por causa de uma dependência química, seja de que tipo for e muitas vezes a recuperação é atrapalhada

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por que as drogas causam dependência? Essa é uma pergunta que tem muitas respostas.

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Responder essa pergunta depende de alguns fatores. Primeiro, uma droga que é permitida no Bras

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?