Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?


Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Responder essa pergunta depende de alguns fatores. Primeiro, uma droga que é permitida no Brasil pode não ser permitida em outro país e vice-versa. Com isso, se entende que a circulação legal de uma droga vai depender das leis do país, leis que são atravessadas pelas leis de saúde e como o sistema de saúde está configurado no determinado país.

Além disso, para entender por que algumas drogas são permitidas e outras não é necessário compreender que todas as drogas causam mudanças no corpo humano. Por isso, independente da droga ser legalizada ou não, é importante se atentar para o seu uso. Como diz o ditado “tudo em demasia” estraga. Logo, se atente para a sua saúde, cuide de sua alimentação e também de sua mente.

Drogas lícitas x drogas ilícitas

Para entender por que algumas drogas são permitidas e outras não é necessário entender que atualmente existem duas classificações de drogas no Brasil quando o assunto é a legalização de drogas. Existem drogas lícitas e drogas ilícitas. Entretanto, os tipo de drogas que são lícitas ou ilícitas vão depender da permissão de cada país. A lei sobre drogas não é unânime para todos os países. Assim há drogas que são ilícitas no Brasil, mas são lícitas em outras.

Drogas lícitas são aquelas drogas permitidas por lei no país. Essas drogas podem ser consumidas, manipuladas, vendidas. A circulação é livre. Já as drogas ilícitas são drogas que não são permitidas por lei. São drogas entendidas como “pesadas”. Isto é, drogas ilícitas são drogas que podem causar grandes prejuízos para o organismo do indivíduo. Além disso, as drogas ilícitas são conhecidas pelo seu alto poder de dependência e toxicidade.

Drogas lícitas

Para compreender a questão por que algumas drogas são permitidas e outras não é importante olhar para as drogas lícitas. Mas afinal, o que são drogas lícitas? Drogas lícitas são aquelas drogas que habitualmente encontramos no nosso cotidiano. Remédios, refrigerante, café, bebidas alcoólicas, cigarro,... Todas essas substâncias e outras são consideradas drogas, só que drogas permitidas para consumo.

Todas as drogas causam alguma alteração no organismo humano. Mas as drogas lícitas afetam o organismo de forma mais leve, por isso são permitidas para consumo. Além disso, as drogas lícitas são produzidas sob protocolos rígidos da vigilância sanitária. No entanto, é importante salientar que as drogas lícitas também tem potencial para causar dependência e gerar efeitos letais para o organismo. Elas devem ser consumidas de maneira equilibrada e saudável.

Drogas ilícitas

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Por causa do nível de toxicidade de algumas drogas. As drogas ilícitas por exemplo, são aquelas substâncias conhecidas como “drogas pesadas” responsáveis por causar alta dependência química. São vários tipos de drogas ilícitas e a cada dia que passa o número de variedade dessas drogas aumentam. Mas, as principais são maconha, cocaína, LSD, crack, ópio, heroína, ecstasy, entre outras.

Algumas drogas ilícitas podem inclusive levar o indivíduo à morte com uma única dose. Isso ocorre porque no momento da produção outros elementos tóxicos são adicionados. A cocaína, por exemplo, raramente é encontrada em sua forma pura e com isso as chances de dependência e letalidade aumentam. A maconha se torna ilícita pelo mesmo motivo, devido a adulteração que é feita com outros elementos tóxicos.

Classificação das drogas

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Para responder essa questão é importante saber também sobre como as drogas estão classificadas atualmente. Hoje em dia existem 3 tipos de classificações de drogas. Drogas depressoras que são responsáveis por diminuir as atividades nervosas, como o álcool, por exemplo. Drogas estimulantes que aumentam as atividades nervosas, como a maconha. E drogas perturbadoras como o ópio, que aumenta as atividades nervosas em uma parte do cérebro e reduz em outras.

Saiba que todas as drogas afetam o sistema nervoso do ser humano. Todas as drogas alteram o organismo. Algumas drogas deixam o corpo mais relaxado. Enquanto outras drogas despertam o ser humano. Entretanto, o que vai influenciar na permissão de certas drogas pelo país é o nível de toxicidade e dependência química que elas apresentam. De qualquer forma, mesmo com drogas lícitas é importante controlar o uso.

Contato

Equipe pronta para atendimento 24 horas pelo WhatsApp e formulário abaixo

Blog

Qual melhor tratamento para dependente químico

Qual melhor tratamento para dependente químico

Muitas pessoas sofrem por causa de uma dependência química, seja de que tipo for e muitas vezes a recuperação é atrapalhada

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por que as drogas causam dependência? Essa é uma pergunta que tem muitas respostas.

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Responder essa pergunta depende de alguns fatores. Primeiro, uma droga que é permitida no Bras

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?