Qual melhor tratamento para dependente químico


Qual melhor tratamento para dependente químico

Muitas pessoas sofrem por causa de uma dependência química, seja de que tipo for e muitas vezes a recuperação é atrapalhada ou acaba não acontecendo como deveria porque não se busca tratamento assim que o mal é identificado ou porque o tratamento que foi escolhido acaba não sendo a melhor forma de tratar naquele caso, ou seja, é muito importante identificar qual o melhor tratamento para o dependente químico e então escolher dentre as opções que existem hoje.

 

Identificando a dependência

Em primeiro lugar é preciso falar sobre a necessidade de se identificar a doença e isso deve ser feito da forma mais precoce possível, ou seja: quanto mais rápido se identifica que o indivíduo passou do mero uso para o abuso de alguma droga mais chances de recuperar ele existem.

É muito importante que a família esteja atenta desde que se inicia o uso de alguma droga. No começo pode parecer realmente algo inofensivo, mas alguns fatores como problemas emocionais, estresse, traumas e outras questões podem fazer com que o uso se transforme em abuso que leva a pessoa à dependência. Ortanto esteja atento em como a pessoa age quando está sem consumir a droga, como ela tem interferido no trabalho e demais atividades daquela pessoa e se já começou a atrapalhar os relacionamentos dela.

 

Todo tratamento começa com a desintoxicação

É muito importante saber que, independente de qual o melhor tratamento para dependente químico, ele sempre irá passar por um período de desintoxicação, que é a eliminação da substância química do organismo do paciente. Dependendo do tipo de droga esse período pode variar entre 24 e 48 horas, por isso é muito importante que esse processo seja acompanhado por um profissional de saúde que tome as devidas medidas para facilitar esse período do tratamento que é extremamente importante. Vamos agora falar sobre os tipos de tratamento que podem ser escolhidos a partir deta etapa.

 

Uso de medicamentos – Em alguns casos a dependência está em um estágio avançado, levando o organismo a enfrentar doenças decorrentes do vírus, como, por exemplo hepatites e outras doenças no fígado, renais e sanguíneas. Principalmente nesses casos o tratamento usando medicamentos devidamente receitados pelo médico da área pode ser uma boa opção e é adotada em muitos casos.

Psicoterapias em geral – As teraias psicológicas, conduzidas por psicanalistas, psicólogos e psiquiatras mostra resultados muito impressionantes em alguns tipos de pacientes. Nesse caso pode ser que os resultados mais visíveis demorem um pouco mais, pois se trata de uma abordagem que além de cuidar dos sintomas e dos problemas de agora irá se aprofundar nas questões que levaram aaquela pessoa à condicção de dependente.

Internação – Em alguns casos o profissional que acompanha o caso pode sugerir a necessidade de uma internação, ou isso é percebido pela própria família. Existem três tipos de internação: a voluntária, que acontece com o consentimento do paciente, a involuntária que é solicitada por algum parente do dependente e a compulsória que é decorrente de uma decisão judicial.

Estes são as três formas de tratamento que mais mostram resultados, mas dizer qual o melhor tratamento para dependente químico é algo que deve ser feito pelo profissional que acompanha o caso, por isso saiba a quem procurar para fazer isso!

Contato

Equipe pronta para atendimento 24 horas pelo WhatsApp e formulário abaixo

Blog

Qual melhor tratamento para dependente químico

Qual melhor tratamento para dependente químico

Muitas pessoas sofrem por causa de uma dependência química, seja de que tipo for e muitas vezes a recuperação é atrapalhada

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por que as drogas causam dependência? Essa é uma pergunta que tem muitas respostas.

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Responder essa pergunta depende de alguns fatores. Primeiro, uma droga que é permitida no Bras

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?