Como Vencer a Dependência Química


Como Vencer a Dependência Química

Saber como vencer a dependência química é um desafio não só para o dependente como também para toda a família. Afinal, são as pessoas mais próximas quem acompanham todo o sofrimento do dependente. São muitos obstáculos a serem vencidos, como a situação financeira, o orgulho, o desânimo, a fraqueza, a vergonha. E tantas outras dificuldades que só quem passa por essa situação sabe.

Mas antes de procurar caminhos para saber como vencer a dependência química é preciso descobrir os principais obstáculos que se colocam nesta batalha. Nas próximas linhas do texto você verá algumas dessas dificuldades. Dificuldades  que podem ser as mesmas que você está enfrentando.

Não tenha vergonha da própria situação

É muito comum o dependente químico não saber como vencer a dependência química pela vergonha da própria situação. Muitos acham humilhante ser vencido por uma substância. Acham que é desonroso não ter controle sobre a própria vontade. Pensam que serão julgados ou até mesmo excluídos da família ou do círculo de amigos por assumirem que tem o vício. E assim ficam constrangidos para pedir ajuda.

Mas é preciso entender que todo mundo tem alguma guerra para enfrentar. Todo mundo tem algo de que precisa se livrar. Seja um objeto, um sentimento, um vício. Por isso, não tenha vergonha. Ninguém é perfeito. Procure pessoas próximas a você e que queiram o seu bem. Sabe aquele amigo, aquele familiar que está sempre perguntando se você está bem? Então, procure ele e conte o que está acontecendo. Só assim, ele poderá te ajudar.

Drible a crise financeira

É cada vez mais difícil saber como vencer a dependência química quando se está sem dinheiro para procurar tratamento. Afinal, a necessidade do organismo em buscar prazer nas drogas acabam roubando todo o dinheiro do sujeito. Não é raro o dependente químico se endividar por causa do uso das drogas. O que acaba minando toda a força de vontade do indivíduo de procurar ajuda médica.

De fato, a crise financeira é um grande desafio a ser enfrentado. E pensando nisso, é que hoje existem vários centros de reabilitação que trabalham com custo baixo. Há ainda alguns centros que são gratuitos para a população. Existe também o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad), que é 100% gratuito e destinado a qualquer pessoa com vício em álcool e drogas. Procure um mais próximo da sua casa e vença esse obstáculo.

Vença os mecanismos de defesa

Por mais que o sujeito queira saber como vencer a dependência química, em alguns momentos ele acaba se deparando com seus mecanismos de defesa. Levando o sujeito a desistir da busca por tratamento. Esses mecanismos de defesa são, como o próprio nome diz, defesas que o sujeito cria – sem se dar conta – para impedir que a mudança aconteça. Os principais mecanismos de defesa que o dependente químico utiliza são: negação, projeção, racionalização e grandiosidade.

Para saber como vencer a dependência química é fundamental que você conheça esses mecanismos de defesa. A negação ocorre quando o dependente não reconhece que está doente e que precisa de ajuda, ele nega a realidade da própria situação. Na projeção, ele atribui o próprio quadro a outra pessoa. Com a racionalização ele procura razões para justificar a dependência. E na grandiosidade, ele vê a dependência química como sendo grande demais para poder vencê-la.

A grande maioria dos dependentes químicos apresentam pelo menos um desses mecanismos de defesa. É importante que você identifique qual mecanismo você está utilizando para poder driblar essa defesa. O cérebro já está acostumado com a presença da droga no organismo, então ele vai fazer de tudo para impedir essa retirada.

Faça uma autoavaliação

A fim de entender como vencer a dependência química é necessário fazer uma autoavaliação das próprias dificuldades. É fato que há uma semelhança nos desafios que os dependentes químicos enfrentam durante o tratamento. Porém, cada indivíduo é único, singular e com uma história de vida completamente diferente do outro.

Por isso, é fundamental que você mapeie os obstáculos que enfrenta para vencer a dependência química. Se observe e veja o que te impede de procurar tratamento. Análise seus motivos, suas razões e sempre conte com alguém por perto. Uma pessoa olhando a situação de fora te ajudará a entender o que está te impedindo de vencer a dependência química.

Contato

Equipe pronta para atendimento 24 horas pelo WhatsApp e formulário abaixo

Blog

Qual melhor tratamento para dependente químico

Qual melhor tratamento para dependente químico

Muitas pessoas sofrem por causa de uma dependência química, seja de que tipo for e muitas vezes a recuperação é atrapalhada

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por Que As Drogas Causam Dependência

Por que as drogas causam dependência? Essa é uma pergunta que tem muitas respostas.

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por Que Algumas Drogas São Permitidas E Outras Não?

Por que algumas drogas são permitidas e outras não ? Responder essa pergunta depende de alguns fatores. Primeiro, uma droga que é permitida no Bras

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?