(11) 4249-2545 (11) 4249-0224 (11) 94797-6909 (11) 98629-2354 Chamar pelo WhatsApp

Como ajudar um dependente químico em tratamento

Como ajudar um dependente químico em tratamento

Muitas pessoas conhecem ou tem alguém que está em um tratamento de recuperação de dependência química e esse processo é longo e nem sempre é uma situação fácil de lidar.

Mas é preciso saber lidar com a situação e entender a dependência química dessas pessoas para poder ajudar essa pessoa durante o seu tratamento, afinal o apoio de amigos e familiares é de muita importância para a recuperação do paciente.

Podemos encontrar muitas maneiras de ajudar um dependente químico em tratamento, e uma das maneiras mais fáceis é acompanhar o tratamento, participar de grupo de apoio e mostrar seu apoio a pessoa, o fato de ela saber que tem com quem contar durante esse processo é fundamental para sua recuperação.

Dicas para ajudar um dependente químico em tratamento

Tratamentos de pacientes químicos geralmente são longos, afinal eles não terminam quando o paciente retorna a casa, é um processo que leva tempo e possui diversas etapas que são orientadas por profissionais capacitados.

E nem sempre sabemos como lidar com essa situação, quando temos um amigo ou até mesmo um familiar em tratamento contra dependência química, mas existem algumas dicas que podem nos ajudar a entender e ajudar o paciente de dependência química em tratamento e algumas dessas dicas são:


Entenda que o apoio de amigos e familiares são importantes para a recuperação do dependente químico;

Entenda a dependência química para poder ajudar no tratamento, busque informações sobre o problema;

Seja paciente e compreensivo, mas não passe a mão na cabeça em atitudes errôneas;

Mostre que você se preocupa e confia na sua recuperação;

Seja amigo e esteja aberto a ouvir suas lamentações ou preocupações e de conselhos que o ajude no processo;

Seja participativo no tratamento desde o início;

Ajude o paciente a organizar sua nova rotina e hábitos mais saudáveis;

É preciso demonstrar que você acredita na recuperação do paciente, isso ajuda a fortalecer a autoestima e os esforços do paciente na recuperação;

A importância do apoio da família para a recuperação do paciente

A família é muito importante em todos os momentos de nossas vidas e cada vez mais notamos que nos momentos mais difíceis de nossas vidas esse apoio é fundamental para que conseguimos seguir em frente.

Para os dependentes químicos que estão em tratamento esse apoio familiar é ainda mais importante para a recuperação durante o tratamento e é por isso que a família deve participar de grupos de apoio e acompanhar o tratamento do paciente.

Dessa maneira quando o paciente retornar ao lar, seus familiares conseguirão entender melhor sua situação do paciente e assim ajudar no dia a dia para uma recuperação eficaz, ajudando o paciente aos poucos a construir uma rotina diária saudável, construtiva e livre de vícios.

Planos de Saúde para Tratamento de Dependetes Químicos